Em uma demonstração de solidariedade, mais de 300 advogadas e advogados assinaram um manifesto em apoio à advogada e professora Gabriela Prioli, por acontecimentos que têm relação com sua participação no programa Grande Debate, da CNN Brasil.
“Gabriela sempre manteve sua postura séria, ética e comprometida, argumentando com base em dados, como é esperado de quem participa de um programa televisivo que se propõe a discutir temas de relevo social”, afirmaram as advogadas na nota, organizada por Claudia Bernasconi.
Elas destacaram que, apesar de Prioli ter se comportado sempre de forma equilibrada e profissional, os outros dois debatedores escolhidos para o quadro eram despreparados. Além disso, o mediador frequentemente interrompia Gabriela em suas exposições, desrespeitando sua função de fomentar o equilíbrio da discussão.
“Enquanto telespectadores, esperávamos que o compromisso da CNN Brasil fosse com a proposta de um debate informativo, embasado, racional e mediado pelo respeito. Infelizmente não foi o que aconteceu. O que vimos foi o acirramento da polarização, não como forma de contrapor argumentos e dados, mas como um fim em si.”
A postura da emissora em relação à advogada, afirmam, tem consequências mais sérias do que aparenta. “Com isso, perdeu a emissora a chance de contribuir positivamente em um momento em que a solidariedade é essencial e no qual a boa informação pode ser a diferença entre viver ou morrer”, ponderam.
“Com a saída de Gabriela do programa a CNN Brasil perde, a sociedade perde. Mas sua decisão é coerente com o que sempre defendeu: discussão baseada em dados, tolerância e respeito”, conclui a manifestação.
Segundo comunicado divulgado pelo canal de TV, o futuro de Gabriela Prioli na emissora será decidido nos próximos dias.
Clique aqui para ler a íntegra da nota