Joinville é um município localizado na Região Norte do Estado de Santa Catarina, é o polo industrial do Estado.
Com uma população que já ultrapassa 600 mil habitantes, no ano de 2022 Joinville foi destaque no estudo “Melhores Cidades Para Fazer Negócios” realizado pela @urbansystemsbr
O estudo é composto por mais de 60 indicadores que são analisados e ponderados, apresentando dados que refletem a demanda para o segmento econômico, a oferta existente, a infraestrutura de apoio e outras condições que tornam cidades mais atrativas para o desenvolvimento de novos negócios.
Os principais indicadores utilizados para a conclusão da pesquisa foram:
Saldo de empregos 2022; Diversidade econômica; Empregabilidade; e Indicador de endividamento.
Sendo que, os setores analisados foram o do Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário, Educação, Indústria e Agropecuária.
Dos seis setores analisados, Joinville ficou entre os melhores munícipios em três setores.
Mercado Imobiliário, ocupando a 15ª posição no ranking, Educação ocupando a 14ª posição e Serviços na 85ª posição.
Vale destacar que Joinville melhorou suas posições no ranking referente ao mercado imobiliário e educação, já no setor Serviços, em 2021 Joinville nem apareceu.
Mas Santa Catarina teve muitas cidades marcando presença no Ranking da mencionada pesquisa:
Comércio
Nesse setor, santa Catarina apareceu pouco.
O único município de Santa Catarina que aparece no Ranking como melhor cidade para investir em comércio foi Jaraguá do Sul, em 85ª posição, em 2021 ocupava a 54ª posição;
Serviços
Apesar de Joinville não ter destaque nesse setor, outros municípios do Estado ganharam destaque.
No setor de serviços, Santa Catarina ganhou destaque para os municípios, Chapecó 39ª posição, Blumenau 40ª posição, Itajaí 42ª posição e Joinville e São José que não apareciam no Ranking nesse setor no ano de 2021, agora ocupam respectivamente as 85ª e 86ª posições.
Mercado Imobiliário
No setor imobiliário Joinville ocupando a 15ª posição, subindo substancialmente sua posição.
Seguido por Blumenau com 16ª posição, Florianópolis na 24ª posição, Jaraguá do Sul na 34ª posição, Criciúma na 39ª posição, Itajaí na 44ª posição, Chapecó na 52ª posição, São José 62ª posição, Tubarão 71ª posição, Balneário Camboriú na 89ª posição e Brusque na 98ª posição.
Desta forma, podemos considerar que Santa Catarina teve relevante crescimento no setor, tendo 11 municípios entre os 100 melhores municípios para investir no setor imobiliário.
Educação
Com muito orgulho, falamos do grande destaque no setor da educação, com a Capital do Estado ocupando o primeiríssimo lugar no Ranking.
Seguido por Jaraguá do Sul 4ª posição, Lages 5ª posição, Palhoça 7ª posição, Itajaí 10ª posição.
Igualmente, Joinville se destacou no setor da educação, ocupando a 14ª posição, seguido por:
Blumenau 21ª posição, Criciúma 30ª posição, São José 51ª posição, Tubarão 53ª posição, Chapecó 71ª posição, Brusque 89ª posição e Balneário Camboriú 100ª posição.
Antes de mais nada, Florianópolis saiu da 13ª para o primeiríssimo lugar, desbancando São Paulo/SP, que ocupou a primeira posição nesse setor em 2021.
Antes de mais nada, merecendo mais uma vez destaque relevante o Estado no setor de educação, que particularmente considero a base do sucesso para todo os outros setores.
Indústria
Já no setor da indústria, os municípios que se destacaram no setor da indústria, estão: Jaraguá do Sul 11ª posição, Brusque 47ª posição, Chapecó 51ª posição, Lages 73ª posição e Blumenau 86ª posição.
Por outro lado, apesar de Joinville ser considerado um polo industrial, não pontuou nesse setor.
Agropecuária
Do mesmo modo, no setor da agropecuária, conforme esperado, Joinville não obteve destaque, ainda assim, SC ficou bem representada por algumas cidades.
Já no setor da agropecuária, Lages em 14ª posição, Criciúma em 21ª posição, Chapecó em 65ª posição, Blumenau em 82ª posição e Jaraguá do Sul em 84ª posição.
Apesar de poucos municípios de Santa Catarina aparecerem no Ranking, podemos dizer que tivemos relevante melhora em relação ao ano de 2021.
Pois, Lages subiu de 47ª para 14ª posição, Criciúma e Chapecó nem apareceram no Ranking em 2021, enquanto que Chapecó subiu de 93ª para 65ª.
Concluindo, o saldo positivo para Santa Catarina no setor da Agropecuária em 2022.
Enfim, vale ressaltar que participaram da pesquisa municípios com no mínimo 100 mil habitantes no ano de 2022, feita em parceria com a revista Exame na expectativa de nortear investidores sobre melhores investimentos.
Definitivamente, estar em destaque em áreas tão importantes para a economia e crescimento do país tem sua relevância.
Você pode ter acesso a pesquisa completa no seguinte endereço eletrônico: https://conteudo.urbansystems.com.br/mcn_urban_2022
Fonte: Urban Systems